quarta-feira, 4 de abril de 2018

Artigo de opinião -- CARROS ELÉTRICOS! -- AJ Rafael


C

arros eléctricos! Nova farsa? ou Nova vida?

Como todos nós sabemos andar de automóvel faz parte da rotina de muitas pessoas à escala mundial. Mas qual será a melhor alternativa ambiental? Carro próprio movido a electricidade, ou os transportes públicos?

Num autocarro podem viajar cerca de cinquenta pessoas, embora o veículo precise de mais combustível, pois é mais peso que tem de carregar, a pegada ecológica de cada pessoa é diluída pelo efeito da divisão das emissões poluentes pelo número de passageiros. 

O nível de CO2 que as cinquentas pessoas iam emitir se fossem em carros particulares seria muito maior, pois implicaria a utilização de várias viaturas, pelo que, um autocarro poluirá menos do que na alternativa, ou seja, se as pessoas fossem nos seus próprios carros. 


Os autocarros apresentam algumas vantagens, das quais destaco:


1º É mais barato;
2º É melhor para o ambiente;

Mas também tem desvantagens:

1º Não é tão cómodo como um carro particular;
2º É mais lento. 


Destacamos os autocarros, mas o mesmo pensamento é aplicável a outros meios de transporte público como o metro ou o comboio.Falamos agora de automóveis. A pensar em como conseguir utilizar um carro eficiente ambientalmente nasceram os carros elétricos. Mas os carros elétricos não poluem?
Para perceber esta tecnologia também eu me questionei. Após vários debates e pesquisa percebi que os carros elétricos poluem sim! Menos, é certo, que um carro movido a combustível fóssil, mas poluem. Senão vejamos, um carro eléctrico, usa energia eléctrica, se essa energia elétrica for produzida 100% a partir de fontes renováveis, eólicas, solar, hídrica ou outras, estaremos na presença de emissões não poluentes. Porém, se a electricidade for produzida a partir de fontes fósseis, já não poderemos afirmar que as emissões são não poluentes. O essencial nesta questão é assegurar que a energia usada pelos carros seja produzida a partir de fontes renováveis, pois se uma central elétrica a carvão produzir a energia que o carro vai utilizar então este, já polui.
E será que os carros eléctricos conseguem reunir todas as condições que outros carros movidos a gasóleo ou gasolina? Inicialmente não, pois eram mais lentos, contudo hoje todos os produtores de automóveis oferecem ao mercado alternativas elétricas. A título de exemplo, (que eu admiro) a Tesla Motors, investiga e cria carros desportivos elétricos que têm performances tão boas ou melhores que os carros a combustíveis fósseis, com idêntico conforto.
Como se apresentou os carros elétricos podem iludir as pessoas que pensem que o carro elétrico não polui, contudo só quando toda a energia em circulação for renovável é que o carro elétrico será 100% amigo do ambiente e estas considerações estão a ignorar as emissões poluentes que são emitidas durante a sua construção.  


De qualquer forma, é inquestionável, face à alternativa dos combustíveis fósseis, o carro elétrico é a solução ambientalmente mais eficaz para a redução das emissões de CO2 com efeito nefasto no aquecimento do planeta.


Adérito josé Rafael 2018












1 comentário:

  1. Ainda há um longo caminho a percorrer para a mobilidade elétrica, ainda há muito combustível fóssil e os carros elétricos são caros, só mesmo com intervenção dos governos, a bem do ambiente.
    Força, todos pelo planeta!

    ResponderEliminar