Dinamismo económico e social dos Estados Unidos da América do após-guerra – o AMERICAN WAY OF LIFE -
Por: AJ Rafael
Os EUA promoveram várias mudanças sociais e uma maior igualdade económica.
O Estado-Providência foi um factor de prosperidade, que coincidiu com fortes taxas de crescimento económico, que se traduziram na hegemonia dos EUA. Não tendo sentido os efeitos do conflito no seu próprio território, com os Estados Europeus enfraquecidos, o Dolar passaria a ser a principal moeda mundial e as grandes empresas americanas espelharam-se pelo Mundo. Foi nestes anos dourados que nasceu o conceito de Americam way of life, caraterizado por representar a boa vida americana perante o inimigo Soviético.
O American way of life retrata os extraordinários desenvolvimentos tecnológicos que se iam para o mercado, sobretudo eletrodomésticos, automóveis, cosméticos, tudo era consumido. A construção do ideário de vida perfeita foi feita no mundo da moda. No ideário de beleza, o cinema teve grande participação. A tendência do pronto-a-vestir, rapidamente se espelhou à Europa. O rock and roll surge nos EUA e torna-se sensação internacional.
A situação fragilizada dos Europeus, os novos mercados que as multinacionais americanas ocuparam a televisão que mostrava como era bom viver nos EUA, resultaram no conceito de American way of life de consumismo capitalista por oposição ao modo de vida da economia planificada dos Soviéticos.
O Estado-Providência foi um factor de prosperidade, que coincidiu com fortes taxas de crescimento económico, que se traduziram na hegemonia dos EUA. Não tendo sentido os efeitos do conflito no seu próprio território, com os Estados Europeus enfraquecidos, o Dolar passaria a ser a principal moeda mundial e as grandes empresas americanas espelharam-se pelo Mundo. Foi nestes anos dourados que nasceu o conceito de Americam way of life, caraterizado por representar a boa vida americana perante o inimigo Soviético.
O American way of life retrata os extraordinários desenvolvimentos tecnológicos que se iam para o mercado, sobretudo eletrodomésticos, automóveis, cosméticos, tudo era consumido. A construção do ideário de vida perfeita foi feita no mundo da moda. No ideário de beleza, o cinema teve grande participação. A tendência do pronto-a-vestir, rapidamente se espelhou à Europa. O rock and roll surge nos EUA e torna-se sensação internacional.
A situação fragilizada dos Europeus, os novos mercados que as multinacionais americanas ocuparam a televisão que mostrava como era bom viver nos EUA, resultaram no conceito de American way of life de consumismo capitalista por oposição ao modo de vida da economia planificada dos Soviéticos.
Referências bibliográficas:
Viva a História, História 9º Ano
https://www.educabras.com/vestibular/materia/historia/historia_geral/aulas/os_estados_unidos_possegunda_guerra
http://estudarhistoria12.blogspot.pt/2012/04/hegemonia-dos-estados-unidos-da-america.html
http://oficinadahistoriad.blogspot.pt/2009/10/american-way-of-life.html
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1307-10082-,00.html
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1307-10082-,00.html
http://www.historialivre.com/contemporanea/entreguerras.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário