segunda-feira, 4 de maio de 2020

A minha opinião-- O Grito-- Adérito José Rafael

O Grito
No primeiro plano está uma pessoa, com uns traços curvos deformando a forma normal de um ser humano, predomina o preto e o castanho, a pessoa está assustada. Num segundo plano podemos ver uma ponte castanha sobre um rio, sendo a ponte o único elemento da pintura a não estar deformado, vemos também o rio a serpentear pelo vale, sendo um rio pintado a um azul escuro concordante com o espirito negro e assustador da cena. Além disso pode também reparar-se nos dois indivíduos que estão na ponte, também vestido de preto. No último plano podemos observar um céu carregado de cor de tempestade, laranja. 
Na minha opinião o quadro apresenta duas tonalidades distintas, o primeiro plano mais escuro e um segundo plano com cores mais vivas, talvez o autor queira transmitir a ideia de um inferno na terra. 
Na minha perspetiva o homem foi apanhado numa tempestade, atendendo á cor do ceu parece-me que estaria a ocorrer vento e trovoada, facto que terá assustado a , pessoa. Talvez o autor esteja a transmitir na tela o seu maior receio. Podemos ainda verificar que a pessoa atravessa uma ponte. 
A personagem em segundo plano parece-me que se apresentam de costas como que a transmitir a ideia de normalidade indiferença.
Edvard Munch atribui o titulo de “ O Grito” a esta obra, titulo esse que penso se deverá á pessoa que aparece em primeiro plano com uma expressão facial e postura das mãos que associamos ao ato de gritar.

Autor: Adérito José Rafael


Sem comentários:

Enviar um comentário