sábado, 18 de abril de 2020

Antero de Quental




Antero de Quental nasceu nos Açores a 18 de Abril de 1842 e recebeu uma educação cristã, normal para época, no entanto quando vai para Coimbra e começa a ler e a estudar os diversos filósofos e cientistas põe de lado a educação cristã, e com aqueles estudos convenceu-se da não verdade de um Deus transcendente ou um Deus pessoa. Este exílio de Deus deu-se num temperamento de Ver para querer que recebeu na sua infância.

Antero considerava que o cristianismo uma das razões para os países peninsulares estarem a desenvolverem-se menos pois nestes países.

A questão Coimbra que foi criada por um grupo de jovens intelectuais que estavam a reagir contra e o atraso cultural do país. Neste momento do século XIX tinha, António Feliciano de Castilho que defendia os valores do romantismo e Antero de Quental que “liderando” um grupo de outros colegas da universidade defendiam que a literatura e a ser estar ligada ao quotidiano e defendo o realismo. A questão Coimbrã teve um grande impacto no pais e levou Antero de Quental a um lugar de destaque por sendo um ícone da geração de 70.

As principais preocupações de Antero de Quental eram, por exemplo a transformação social e moral e politica dos povos, ligar Portugal há Europa, ligar Portugal com os movimentos, levar par discussão publica as grandes questões da filosofia e da ciência moderna.

As suas obras são caracterizadas pela reflexão filosófica sobre as grandes questões do seu tempo, actualização científica e a compreensão social, o combate a qualquer forma de tirania seja a tirania de um contra muitos ou de muitos contra um. Antero de Quental classificava os seus sonetos como uma biografia espiritual.




Autor: Adérito José Rafael







Sem comentários:

Enviar um comentário